Fique com a pele dourada sem precisar tomar sol ou sair de casa

Especialistas dão dicas para escolher, aplicar corretamente e arrumar falhas

Os dias quentes finalmente estão de volta e com eles o corpo passa a ficar mais à mostra, deixando pernas, colo e braços mais livres. Se a pele desbotada tem te incomodado na hora de vestir aquela sua saia ou vestido favoritos, saiba que é possível ficar com a cor do verão antes mesmo dele chegar, e o melhor: sem sair de casa. Disponíveis em spray ou creme, os autobronzeadores são aliados práticos e com resultado perfeito, contanto que bem aplicados.

Talvez você já tenha tido algum receio em relação à segurança do produto, mas acredite, ele é sim uma alternativa saudável. “Ele é seguro porque age superficialmente na pele, e a pessoa não tem necessidade de ficar exposta diretamente ao sol para se bronzear”, explica Vanessa Ribeiro, biomédica e especialista em estética do Instituto de Beleza Moça Bonnita.



Outro motivo de preocupação é a cor alaranjada deixada por algumas marcas, mas esse problema é cada vez menos comum. “Os antigos tinham isso sim, mas surgem cada dia fórmulas melhores. Procure aqueles que contêm DHA, molécula de açúcar que reage com a queratina e dá a pigmentação marrom para a pele”, indica.

Spray ou creme?

Afinal, qual o melhor? Para escolher, é preciso considerar dois pontos: a facilidade de aplicação versus pigmentação. “Eu acredito que o spray é um pouco mais seguro e mancha menos”, diz Luciane Oliveira, do Studio Blowout. No entanto, com a loção fica mais fácil dosar a quantidade de acordo com o quanto você quer escurecer a pele.

Aplicando corretamente

Vanessa indica fazer uma boa esfoliação no corpo para retirar as células mortas sete dias antes do uso do autobronzeador, reduzindo o risco de manchas ou falhas de absorção. Já Luciane, aconselha fazer uma mais leve algumas horas antes: “você pode pegar fubá e água, ou xampu para cabelos oleosos e fazer uma espécie de papinha com uma consistência mais durinha, que não fique escorrendo. Depois é só passar por todo o corpo”, ensina.

Como o corpo deve estar completamente seco para receber o autobronzeador, o ideal é ficar atenta ao horário da aplicação. “Seria interessante fazer a noite, porque está fresco e você não vai suar, ou bem cedo. Evite ficar no sol para não escorrer e manchar”, adverte Vanessa. Algumas substâncias também devem ser evitadas, como conta Luciane: “Antes de fazer não pode utilizar desodorante, porque o álcool presente deixa uma mancha preta em contato com o produto, e nem nada que tenha oleosidade, porque não fixa corretamente”.

Espalhe com cuidado por todo o corpo, de preferência usando luvas para que as mãos não escureçam no processo. Depois, retire e aplique apenas no dorso. “Você também pode passar parafina sólida, vaselina ou condicionador nas unhas, plantas dos pés e palmas das mãos, que são mais queratinizadas e tem uma absorção maior”, diz Luciane.

Tome cuidado especial com regiões como cotovelos, axilas, joelhos e virilhas, que costumam escurecer mais. O ideal é usar menos produto nesses locais, para que fiquem com tonalidade igual ao do resto do corpo.

Cuidados pós-aplicação

O autobronzeador não tem nenhuma contraindicação com o sol, no entanto, você não deve suar logo depois para que ele não escorra. “Espere oito horas para tomar banho, porque quanto mais tempo, mais fixo ele fica. Evite banho de piscina e colocar roupas muito apertadas também”, fala Luciane. “Quando for tomar banho, passadas as oito horas, é primordial evitar a água quente e usar o hidratante todos os dias. Evite também os ácidos, porque eles e os bronzeamentos são antagônicos, tirando a cor”, finaliza.

Errei, e agora?

Se você percebeu alguma mancha, não se desespere, porque algumas têm solução. Se o erro foi muito grande, Vanessa acredita que esfoliar todo o corpo, para remover o bronze, seja a melhor opção.

“Se a pessoa perceber imediatamenteque ficou uma perna mais escura do que a outra, por exemplo, pode pegar um lenço umedecido de bebê e dar batidinhas nas áreas mais escuras. Para quem não gostou da cor total, a sugestão é fazer o chamado banho de lua, que tira totalmente o bronzeamento. Para fazer em casa, coloque pó descolorante e água oxigenada, aplique parafina sólida no corpo e faça a descoloração”, ensina Luciane.
Share on Google Plus

About Ornnare

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário